Jiló um garoto em perigo

(ilustrações de Rodrigo Rosa)

Chicão e Jiló, no início eram inimigos, mas depois tornaram-se amigos inseparáveis


Jiló está só e desamparado. Você também se arriscaria para salvá-lo?

Chicão, adolescente de classe média, mora sozinho, tem um monte de amigos e adora aprontar com todo mundo. Jiló é um garotinho negro, muito pobre, que vai morar com sua mãe, num barraco, ao lado do apê do Chicão.

No início, Jiló e Chicão se enfrentam como numa verdadeira guerra, mas depois tornam-se amigos inseparáveis. Porém, após uma violenta briga no barraco, Jiló desaparece e sua mãe quase morre assassinada.

Chicão e seus amigos, na tentativa de desvendar o misterioso sumiço de Jiló, acabam por se envolver com um perigoso traficante de drogas, uma cartomante ligada ao rapto e comércio ilegal de crianças, um vereador corrupto e outros personagens, como o furioso cachorro Sabão.

O livro foi lançado em 2004 - lá se vão 16 anos... mas ainda é atual e continua sendo adotado nas escolas, além das vendas para o público em geral. E porque digo que é atual ? Pois trata de um grave problema que nós, brasileiros, vivemos: as diferenças sociais e a falta de oportunidades iguais para a grande maioria do nosso povo.

O livro também nos conta sobre os já conhecidos problemas com políticos corruptos, o tráfico de drogas, a falta de moradias dignas e a educação precária que oferecemos aos nossos jovens.

Mas também fala da lealdade e amizades possíveis entre as pessoas, independente de sua classe social. E o mais legal é que é divertido, de leitura rápida, com muitas situações inesperadas e inusitadas, e têm muitas cenas que vão fazer vocês rirem muito.

Essa história surgiu há muito tempo e foi inspirada nos meus amigos de infância e em algumas aventuras reais que vivemos e que estão no livro, claro que modificadas. Até o menino Jiló foi um garoto real, mas acabou virando um personagem, aliás, um personagem importantíssimo para a história, e que imagino, ser ainda grande fonte de inspiração para muitas garotas e garotos. O livro já conta com mais de dez mil leitores, e fico imaginando que os primeiros que o leram hoje devem estar perto dos seus 30 anos! Nossa, como o tempo voou, e acho que eu também voei, e envelheci...

Para ser lançado em 2004, foram 5 anos de muita batalha junto à diversas editoras, até que cheguei à Melhoramentos, uma grande editora, que sempre cuidou do livro de forma profissional e sempre foi muito correta comigo. Só tenho a agradecer à todos, mas principalmente à minha editora Leila Bortolazzi.

Mas não foi fácil, acho que cheguei a enviar o original do livro para mais de 12 editoras, e tive muitas recusas, mas nunca desisti, e isso foi fundamental para a realização desse sonho, que apesar de não ter sido meu primeiro livro publicado, foi o primeiro por uma importante editora.

Lembro da primeira vez que fiquei frente à frente com o nosso mestre Ziraldo, na bienal do Rio, em 2003, tremia por dentro, mas fiquei firme! Depois foram muitas palestras em escolas, e uma nova fase para a minha carreira, experiências diferentes e inesquecíveis para qualquer escritor.

Costumo dizer que mesmo não tendo ficado "famoso", o que vivi com esse livro foi marcante e minha vida mudou para melhor, pois deixei uma sementinha nos corações e mentes de muitos jovens leitores.

Que o personagem Jiló que criei tenha crescido feliz, que tenha tido uma vida digna, e que nosso futuro seja mais justo, e que muitos "Jilós" tenham oportunidades iguais ou melhores das que eu e meus amigos tivemos.

O livro está disponível nos formatos Livro Físico e eBook.

O livro é indicado para jovens dos 13 aos 15 anos mas também pode ser adequado para "qualquer idade" !
Para adoção nas escolas acessem o portal da Melhoramentos clicando aqui.

E também pode ser comprado diretamente na Amazon, nos links abaixo:
Livro Físico
eBook

Temas principais: adolescência, preconceito e aventura
Temas transversais: ética e pluralidade cultural
Autor: Marcio Poletto | Ilustrações de Rodrigo Rosa
Categorias: Catálogo Geral, Literatura Juvenil, Livros Digitais, Série Biblioteca Juvenil
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 168
ISBN: 978-85-06-06248-7
ISBN do Livro digital: 9788506074572